quinta-feira, 12 de julho de 2012

GBTA Convention - O Evento dos Gestores de Viagens

Quantas associações de classe têm prestígio para atrair ao mesmo tempo dois ex-presidentes da República dos Estados Unidos, de partidos opostos, como Bill Clinton e George W. Bush, como vai ocorrer neste ano? Ou para colocar lado a lado CEOs e altos executivos das maiores agências, hotéis, companhias aéreas e organizações que concorrem entre si acirradamente no mercado de viagens de negócios? Pois a Global Business Travel Association (GBTA), que reúne os gestores de viagens de negócios, consegue tudo isso. "Este será o 44º ano de nossa convenção e a maior da história. Ela deve ter 6 mil participantes, de cerca de 30 países, e 400 expositores", informa Meghan Henning, sua diretora de comunicações. O próximo evento ocorre em Boston, entre os dias 22 e 25 de julho. É quando novamente o script anual vai se repetir e um em cada quatro participantes, como gestor de viagens, planejador de evento ou comprador, será adulado por fornecedores que ou já fazem parte ou sonham em entrar para o clube. Afinal, o GBTA é a melhor maneira de se atualizar em um único lugar sobre essa extensa cadeia de valor que hoje movimenta mundialmente US$ 340 bilhões. Lá, o participante percorre uma verdadeira rota para explorar recentes tecnologias, ferramentas e tendências de viagens. Em paralelo, pode optar por 65 sessões educacionais com lideranças e especialistas, separadas por temas e níveis de experiência, ideal para personalizar o seu aprendizado, da negociação de contratos a modelos financeiros, de segurança a políticas de viagens. Entre as novidades de 2012, Meghan cita quatro painéis de CEOs, uma nova aplicação para equipamentos móveis que permite planejar e navegar durante o evento e também a apresentação das mais recentes inovações da indústria por meio de um prêmio criado pela GBTA e a revista Fast Company. Na opinião de Wellington Costa, presidente da GBTA Brasil, essa é uma oportunidade imperdível para os profissionais brasileiros que atuam em viagens de negócio nas empresas. "Segundo informações dos participantes das convenções anteriores, somente ao aplicar em suas empresas as informações disponibilizadas durante uma convenção GBTA, geraram economias de 11% em média no orçamento de viagens corporativas", comenta. Além da parte educacional, existe um valor agregado para os cerca de 1,5 mil gestores de viagens que visitam o evento: o compartilhamento de informações e conexões pessoais com especialistas e profissionais, graças a numerosos eventos paralelos, que vão de tradicionais coquetéis e nababescas festas patrocinadas por fornecedores a encontros exclusivos. A convenção deste mês é uma amostra da capacidade de realização da GBTA, a maior organização do gênero, que conta com cerca de 5 mil associados permanentes. Adicionalmente, a associação dispõe de uma rede de relacionamento que chega a 17 mil pessoas, de gestores de viagens e de eventos aos fornecedores de serviços e organizadores de encontros, e também atua na educação, pesquisa e advocacia dos interesses coletivos de seus associados. Fonte;Diário do Commércio.

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Estatuto do Comite de Viagens Corporativas

DATA: 04.06.2001
Atualizado em: 30.09.2009 e 14.05.2010, por unanimidade.

ESTATUTO

FUNDAÇÃO

Fundado em maio de 2001, formado por Gestores de Viagens, representando as empresas onde atuam.

OBJETIVOS

O Grupo tem por objetivo atuar no mercado de viagens de negócio, através de “benchmarking” e otimização de processos administrativos, visando atender as necessidades e expectativas do Grupo e das empresas, obtendo resultados significativos e influenciando positivamente nas mudanças ocorridas neste mercado.

Em função das particularidades das empresas representadas no Grupo, será mantido um alto padrão de ética em relação às informações passadas e discutidas, conforme Código de Ética denominado “Anexo A” do presente Estatuto.
Parágrafo ÚNICO: As negociações comerciais das empresas representadas no grupo não são objeto de discussão no mesmo.

ESTRUTURA:

Para efeito de organização interna, o grupo manterá um número máximo de 20 (vinte) empresas representadas, contando com uma Coordenação composta de três membros eleitos pelo voto direto, tendo como atribuições:

- Elaborar pauta das reuniões e levar ao conhecimento do grupo para aprovação.
- Organizar e disponibilizar recursos para realização das reuniões.
- Convidar e coordenar a presença de convidados externos.
- Coordenar as reuniões conforme pauta e critérios pré-estabelecidos.
- Atuar como ponto focal para os integrantes do Comitê.
- Elaborar e divulgar Atas das Reuniões para todos os integrantes do Comitê.
- Manter controle de presença e adesão, levando para definição pelo Comitê os casos de desligamento e admissão.

REUNIÕES E EVENTOS:

O Comitê se reunirá com periodicidade mensal, em local, data e horário definidos nas reuniões, respeitando a antecedência mínima de 30 dias para realização. Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas para tratar de assunto emergencial específico.

PARTICIPAÇÃO:

A participação nas reuniões é obrigatória.
Só serão aceitas como justificativas de faltas, aquelas que estiverem fundamentadas nos casos de férias, luto, gala ou licença maternidade/paternidade.

Serão abonadas as faltas nos casos de reuniões realizadas fora da cidade do Rio de Janeiro.

O titular pode ser representado por um suplente, desde que habilitado a discutir os assuntos objeto dos encontros.

PREMISSAS PARA ADESÕES E PERMANÊNCIA:

- Tenha vaga em aberto, dentro do limite de empresas estabelecido no estatuto.
- Tenha ocorrido o convite ou indicação de um dos componentes do grupo.
- Encaminhe o questionário de avaliação devidamente preenchido, com os dados da empresa e da pessoa que irá representá-la no Comitê.
- Exerça controle efetivo sobre as despesas de viagens e política de sua empresa.
- Seja aprovado pela maioria dos atuais membros do Comitê.

DESLIGAMENTOS:

Os desligamentos do grupo poderão ocorrer nos seguintes casos:

a) Solicitação por escrito do componente (ação voluntária).
b) Falta injustificada em 03 (três) reuniões ordinárias durante o ano, consecutivas ou não.
c) Conduta antiética do componente.
d) Desligamento do integrante da empresa que representa.

Parágrafo I: A empresa cujo componente do Comitê se desligou ou foi transferido do Depto. de Viagens, poderá permanecer no Comitê até a sua recolocação no mercado, como Gestor de Viagens e indicar um substituto, sendo a indicação validada após análise pelos integrantes do Comitê.

Parágrafo II: O integrante que se aposentar em pleno exercício da Gestão de Viagens, permanecerá como membro do Comitê por tempo indeterminado.

DISPOSIÇÕES GERAIS:


É permitida a atuação de cada um dos integrantes do Comitê como consultores e palestrantes de gestão de viagens, desde que respeitando o código de ética.

Qualquer posição do Grupo perante entidades externas, formal ou informal, será encaminhada para avaliação do Comitê.

Uma lista, contendo os nomes dos componentes do grupo com as respectivas empresas representadas, acompanhará as correspondências enviadas pelo Comitê.

Caso algum elemento do grupo não queira que seu nome faça parte da lista referida no item anterior, deverá manifestar-se formalmente a Coordenação.

Os convites para participação em eventos, quando em nome do Comitê, deverão ser encaminhados a Coordenação, para encaminhamento para aprovação pelo Comitê.

A participação em eventos (nacionais / internacionais) estará vinculada a análise prévia do Comitê, visando manter o foco nos assuntos de interesse do grupo.

Anexo A

Código de Ética e Conduta Para a Troca de Informações

1. Utilização:

Use as informações obtidas através do benchmarking dentro do Comitê de Viagens Corporativas somente com a finalidade de introduzir melhorias nas operações ou processos de sua organização. O uso ou divulgação de dados e práticas adotadas pelas organizações participantes do Comitê exige a prévia permissão das mesmas neste sentido.

2. Legalidade:

Caso exista algum questionamento pendente sobre a legalidade de uma atividade (ex: obtenção de informações privilegiadas, acordos comerciais), procure não praticá-la até que seja plenamente resolvido o questionamento legal a ela associado.

3. Intercâmbio:

3.1 Esteja disposto a fornecer aos seus parceiros do Comitê o mesmo tipo de informação e no mesmo nível de profundidade que você deles solicitará para uso próprio.

3.2 Desde o início de sua participação em um processo de benchmarking no Comitê de Viagens Corporativas, procure comunicar-se com os demais parceiros sempre da forma mais clara e transparente possível, visando evitar mal entendidos e ao mesmo tempo fortalecer o mútuo interesse pelo intercâmbio através do benchmarking.

4. Confidencialidade:

4.1 Trate o intercâmbio através de informações como algo, em princípio, restrito às pessoas e organizações participantes do Comitê.

4.2 As informações compartilhadas não devem ser repassadas para fora das fronteiras do Comitê de Viagens Corporativas, a menos que haja prévio consentimento neste sentido.

4.3 Evite comunicar o nome de um de seus contatos em um encontro ou reunião de caráter público, sem que haja autorização prévia para isto.